Avançar para o conteúdo principal

A Luz dos meus dias.















Vivo em função da existência da luz

E das batalhas desiguais
ainda que nem mereça uma vida que seja inteira
e totalmente luminosa
sigo-lhe o sopro para onde me conduz

o rugoso ruído de seus cristais

erguendo-se no rigor da manhã que se abeira
traduzida numa só palavra, tão..tão poderosa.


Nem tento interpretar esta ceifa matinal.

Sou o homem que nunca a compreendeu

calculo mal as palavras nas noites desertas

levanto-me, abro o olhar e volto a viver

Já nem concebo outra existência que não seja igual
existo apenas no dealbar colorido do céu
entre o manto da escuridão e as lâminas abertas
naquele instante em que a noite deixa de o ser.

Ali descarto o que sou e torno-me gente
Nos confins da luz— flores de sonho tilintam, explodem, resplendem, 
sou o menino de lábios cosidos,
cruzando as pernas no dilúvio branco que brota dos céus,
minha nudez em sombra, ninguém a sente.
Ou as paixões que estes fogos em mim acendem.
Sou o menino sem luz, a quem ninguém dá ouvidos,
Para sempre calado em pensamentos meus.
As jóias erectas no solo fértil dos bosquezinhos e jardinzinhos
Não chegam a brotar, como peregrinas da verdade.
Que tédio, ver o pequeno morto atrás das roseiras,
Por baixo do enxame de folhas douradas,
Por dentro da alma de dizeres mesquinhos.
A luz está à venda, e conquistá-la nem por saudade.
Prefiro a escuridão pois, que é feita de noites inteiras,
E menos será o tempo de esperanças malogradas.


Casimiro Teixeira

Mensagens populares deste blogue

Jorge Machado

Ninguém nunca sabe ao que vem, viver é um ensaio. Dão-nos o que fazer e coisas para que acreditemos e depois ficamos à solta. Dão-nos o nós e a vida de barro, mas há quem faça o que bem entende gostar de fazer. E até há quem o faça muito bem. Ninguém nos explica direito, em pequenos, que as coisas mudam e partem e ausentam-se, e que antes de aqui chegarmos, já o seríamos, mas que tudo se cria e que tudo se nos pode escapar. Carecemos de um olho arguto e atento para captar o que mais conta, até à eternidade. Eu, por boa sorte, tenho um amigo, que por sorte também é o meu melhor amigo, que entende muito bem que há tempos de equívocos, de medo e de combate. Que o mundo, de tão duro e belo até ao fim é mais colectivo se for partilhado em imagens, que nos deixem estarrecidos. O Jó sabe disso de querermos ser felizes, nisso somos mais que irmãos.  E desde catraios entendi nele, o seu lugar exacto. O seu carácter metódico, rigoroso é a pedra de toque da sua vida e da sua paixão, a fotografia. …

Dia sim, dia não, uma beleza antiga.

Peido, logo existo!

Hoje, o Homem exalta-se a si mesmo constantemente.

Confesso que nunca me pensei como um moralista de bastidor, daqueles provedores de sofá que despejam dislates em frente ao televisor, e depois, insatisfeitos, rumam às redes sociais a mostrar ao mundo como a cabeça lhes chegou aos dedos. Ontem apercebi-me que sou. É uma idiossincrasia quetalvez me tenha chegado com a idade. Certas noções de certo e errado começam finalmente a assentar cá dentro.  Todos sabemos sobre o terrível incêndio, sobre as vítimas, a indefinição de culpabilidade, os deslizes da, por vezes, muito pobre comunicação social que os acompanhou. Todos já sabemos tudo sobre isto, demasiado quiçá. Por altura destes tempos imediatos, nem o mero escapar de um gás de algum mosquito se livra do escrutínio continuado e multi-interpretado. É assim que são as coisas agora. Muito úteis a espaços, em momentos e situações que de outro modo passariam despercebidas da maioria, como revoluções, catástrofes, violações dos direitos hu…