Avançar para o conteúdo principal

Nenhum dia de anos qualquer...

A inquietação começara, ainda o mês de Janeiro ía a meio. A senhora Rosa, da casa ao lado, que era menina na verdade, pois nunca casara, nem enjeitara namoro com ninguém, mas que toda a gente  chamava de senhora à mesma, fazia questão de manter presente essa lembrança, na passagem morosa daqueles dias, que, Deus meu, tanto me custaram a passar. 
Fazia-o indolentemente, com um menear preguiçoso das ancas, uma espécie de samba automático, que o meu pai dizia que ela aprendera com a Carmen Miranda, e fazia-o, sem me deitar olho propriamente, pois só lhe via a parte de trás da cabeça a mexer do outro lado, mais nada. Um cocuruto hermético, trancado num puxo grisalho, que se agitava num quase desprendimento, enquanto deitava a roupa a corar no estendal alcantilado entre o muro que dividia as duas casas. De tantos nervos me remoía, por essas alturas, que nem sequer lhe imaginava com algum grau concreto de exactidão, o ritmo do resto do corpo: - Já só faltam quinze dias Zezinho! - queimava-me ela a paciência com a voz. E no dia seguinte, a mesma coisa, subtraindo-lhe um dia, e por ali fora, até ao dia em questão. Juro que ela fazia de propósito, mas, não lhe tomava a mal. E mais tarde, percebi porquê.


Aquele tempo incerto, parecia subitamente mais longo, solto pelos dias como um elástico imenso que tudo levava de arrasto. E nem a voz carinhosa da senhora Rosa, nem os apupos dos meus irmãos, nem os olhos labirínticos da minha mãe, que eu tanto amava, me convenciam da verdade real daqueles dias. O tempo brincava com a minha pele, brincava com o meu juízo, com a minha inocência de criança, e levava o dia dos meus anos para longe, sempre para mais longe, todos os dias. - Já só faltam três dias Zezinho! - Soprava-me aquela voz do lado de além, e o consolo dos legos não me bastava para construir a esperança de que o dia chegaria enfim.
Foi então, a três dias da data final, que a ansiedade se virou contra mim, e passou a terror. Puro terror, garanto-vos. Aquele pânico inexplicável que só uma criança de nove anos parece entender. Mais ninguém o entendeu quando lhes tentei explicar. Nem o meu pai, nem a minha mãe, nem os próprios amigos, que aliás, mesmo sendo da minha idade, porém mais novos, um pouco mais novos, se desmanchavam com o meu terror, ainda seguros da idade que tinham, e sem quererem perceber o que para mim se tornava iminente. Ninguém me compreendia, ninguém. Vivi aqueles três dias num terror solitário. Bem, minto. Havia alguém sim que me entendia, a senhora Rosa.
Transido de medo, vasculhava a minha alma e todos os recantos mais manhosos daquela casa, na busca incessante por um esconderijo seguro, pois sabia que este seria o ano. O medo empurrava-me de volta para o passado, mas, o tempo e a voz da senhora Rosa não deixavam as horas pararem. Este seria o ano, sim. O ano terrível. Pois interiormente convencera-me de que este ano ficaria velho, ao galgar a barreira dos dois dígitos, este ano seria o fim da minha infância. Dez anos! - Haverá data mais temível? - É já amanhã Zezinho! - De novo me chegava a sentença, engrossada pelo aroma do sabão de alfazema que os lençóis deitavam ao vento. - Amanhã! - Engoli em seco, e pensei que iria morrer dali a algumas poucas horas. Juro que ela não me queria mal algum, mas, porquê que não parava de dizer aquilo todos os dias?
No dealbar do dia fatídico, o meu pai abordou-me a despropósito, ou quanto muito, quis dar a entender que assim era. Senti-lhe um travo de desespero na voz, o desespero do esquecimento. - Já pensaste no que queres receber amanhã? - Já! - Respondi-lhe com determinação aguerrida. - Ai sim? E então? - Não quero prendas pai, não quero soprar velas nem fazer desejos, não quero fazer anos! - espiguei a resposta quase a despontar num pranto de lágrimas. - Outra vez isso? - Insistia ele já um pouco agastado. - Por favor pai, não me deixes fazer anos amanhã, vou ficar velho, como tu. Não quero.
A minha mãe veio em seu socorro, pois parecia que as duas veias paralelas que lhe adornavam a testa se expandiam num desastre explosivo anunciado. - O que é isso de não quereres fazer anos? Todas as crianças gostam de fazer anos. Comem bolo, brincam com os amigos, toda a gente lhes dá toda a atenção nesse dia, e sabes, vais receber prendas, não sabes disso? - explicava-me ela com aquele esmero atencioso de mãe. - Mas eu não quero! Não quero, pronto!
E antes que este derradeiro dia findasse, formara-se um campo de batalha na minha casa. Recusei comer o lanche, e, há noitinha, profanei a tradição, e não atendi ao chamamento para o jantar. Entrei em guerra com todos, todos os que me queriam obrigar a ser velho, e procurei abrigo seguro no recôncavo que jazia por baixo das escadas, entre as canas de pesca, as ferramentas, os sacos de batatas e a tenda de campismo. Infrutífero porém, pois não demorou muito até que os meus irmãos ali dessem comigo, acabrunhado numa nuvem de raiva incontida. - Estás a candidatar-te a uma valente sova. - Retorquiu o meu irmão mais velho, enquanto que o outro, subia já as escadas para dar conta de mim aos meus pais.
Não sei bem como o consegui, mas tive a presença de espírito para lhe responder à letra, mesmo antes - ou talvez por isso mesmo - de lhe escapar sorrateiro das mãos. - Se queres ser velho, isso é lá contigo. Este, não é nenhum dia de anos qualquer, e desta vez eu não faço anos, não faço e pronto! - E fugi pelas escadas acima como um foguete telecomandado. Passei pelo meu outro irmão, que inexplicavelmente ainda não chegara à cozinha, passei pela minha mãe, de avental posto e colher de pau em riste, pelo meu pai, já sentado à mesa com aquele ar que sem falar tudo dizia, passei por todos e senti-os demasiado lentos, como se o tempo tivesse abrandado de facto, colocando-os em câmara lenta e não me tocasse de todo.
Não quis deter-me em maiores considerações sobre o tempo, e avancei somente, progredi em frente, passando a cozinha através da porta do quintal, para o ar limpo e frio da noite. Estaquei por breves instantes, antes que o tempo fizesse fé que eu ali estava e me apanhasse, ponderei todas a hipóteses, muito rapidamente e subi os dois lanços de escadas até ao terraço comum, por cima da nossa casa e da senhora Rosa. Já mal divisava coisa com coisa, e no desvario do meu desespero, decidi esconder-me, de todos os sítios, vejam lá - no telhado!
No delicado equilíbrio que intentava fazer, sobre a superfície das telhas, molhadas e escorregadias pela geada da noite, cheguei a pontos de acreditar que o tempo não me encontraria ali, por ser de noite, pensei, e porque estava no exterior, fora da casa. Talvez o tempo fosse como o pai natal, e só nos encontra naquele lugar específico onde nos procura. Ali estaria a salvo, estava seguro disso. Ainda se ao menos os outros permanecessem paralisados por mais algumas horas, só as suficientes para eu conseguir fintar o dia dos meus anos.
- Que fazes tu aí plantado Zezinho? - Sussurrava-me uma voz cálida vinda das sombras. Reconheci-a de prontidão. Era a senhora Rosa. - Já só faltam algumas horas, não é? - Oh, mas eu não quero fazer anos desta vez senhora Rosa, este ano não. Vou ficar velho, e morrer logo a seguir...nem pensar, não quero e pronto!
- Não digas isso, que tolice! Sabes porquê que conto todos os dias o tempo que falta para fazeres anos? - Não! Mas quem me dera que não o tivesse feito este ano. - Ela sorriu. Pude ver-lhe claramente o brilho radiante daquele seu sorriso. - Tu sabes que eu sou sozinha não sabes? - Assenti que sim com a cabeça. - E sabes também que não tenho filhos... - O seu semblante perdeu subitamente aquele brilho anterior, e deixou descair a cabeça numa tristeza profunda - Não calhou, suponho. - Continuou. - algumas pessoas não encontram os seus pares a tempo, e depois, já não conseguem construir família, casar, ter filhos, ou mesmo, celebrar aniversários com prazer.. - Os seus olhos abraçavam-me naquele momento, com o mesmo carinho que sempre sentia quando me deitava no colo da minha mãe. - Era a mim mesma que todos os dias lembrava dos teus anos, não a ti. Sabes bem que todos os anos, os teus pais me convidam para as vossas festas, e as tuas Zezinho, as tuas, sempre foram aquelas que mais prazer me davam assistir, todas elas, nestes últimos nove anos. O dia do teu aniversário, para mim, não é nenhum dia de anos qualquer, é o dia mais importante do ano inteiro. E ano após ano, mal posso esperar que ele chegue, sabes? - Chegou-se a mim e abraçou-me a sério, depois deu-me um beijo na testa, desejou-me até amanhã, e voltou para casa. Levou consigo todos os meus temores infundados, e o tempo retomou o seu rumo normal.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '