Avançar para o conteúdo principal

Opinião no ...viajar pela leitura...

Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos à Paula Teixeira, do blogue: ...viajar pela leitura... pela maravilhosa opinião que aí publicou sobre o meu livro: "Governo Sombra". É decerto um prazer, uma enorme satisfação, aquele que assiste a todos quantos expõem os seus trabalhos aos olhos do público, e depois recebem, como réplica quase imediata, uma visão tão próxima, e quase tão detalhada, quanto aquela que pretenderam transmitir. Suponho que, para uma compreensão total deste livro, como de outro qualquer, estará implícita e obviamente clara, a necessidade de lerem o mesmo, pois a seu o de seu dono, e cada um lá fará a sua própria interpretação, como deve de ser, contudo, nunca é demais salientar, quase à laia de um prefácio, a opinião de alguém, que já o leu, e que assim o explica tão bem. Obrigado Paula.

Comentários

  1. Anónimo11:13

    Saudações!
    Deparei-me com este blog a partir do «viajar pela leitura» e como eu próprio estou em vias de finalizar o meu thriller policial, gostaria de lhe colocar uma questão relativa à estrutura do seu livro. Por quantas palavras é composto o seu livro? E por quantos capítulos? Tenho consultado alguns artigos que versam sobre a extensão da obra para a sua denominação (se conto, novela ou romance) e como lançou o seu livro há pouco tempo, gostaria que me esclarecesse. Já agora: tratou você mesmo da capa e da revisão do mesmo?
    Atentamente,
    David Mattos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:48

    Cito as suas próprias palavras de «Tristeza» depois de ter solicitado um pedido de ajuda a um autor, que o vexou:

    «Não existe solidariedade entre autores, foi a conclusão a que cheguei, sobretudo se os patamares entre eles forem demasiado desnivelados, e o espírito humano dos mais proeminentes se encontrar infetado pelo vírus da arrogância.
    ...
    Pauto-me agora por uma postura de humildade que só se adequa a quem tudo tem a ganhar com isso, mas também porque acredito que a presunção da fama é o crivo que mata a elevação do génio.»

    Não posso deixar de entender, pelo comentário que assinei acima e que foi publicado, mas ignorado, que você não é diferente do autor que o exovalhou. Parece-me que o mais importante para si seja o número de comentários que consta no blog (que é irrisório, sejamos honestos, até porque mais do que muitos são os seus próprios comentários) e não os que são que leitores que buscam uma informação ou opinião, apressando-se a publicar o dito comentário mas a nem sequer ligar «puto». Você fala em pautar-se pela humildade... Qual?

    Faço igualmente parte de um clube de leitura que se reúne amiúde na biblioteca do concelho e partilharei com eles esta experiência. A minha opinião por si mudou. Por si, sinto o que usou para finalizar o seu post: «Muito lamento que assim seja, não pelas palavras propriamente ditas, mas pela imagem idealizada desse bom escritor, que morreu hoje para mim».

    Não fui rude para consigo e apenas tive a audácia de o interpelar porque me revi em si. Estava enganado. Publique ou não este comentário, para mim dá no mesmo, embora saida que este não lhe convém e como tal será ignorado. Escritores assim não vão a lado nenhum, quando o seu carácter e a dupla face se mostram.

    Ainda tenho esperança que se digne a responder ao meu comentário e que me faça mudar de ideias, mas talvez seja a vã esperança que a época natalícia consagra...

    DM

    ResponderEliminar
  3. Olá David, como vê publiquei ambos, e por dois motivos muito importantes para mim: Primeiro, porque não tenho dois rostos, nem duas índoles diferentes, segundo, porque se coloco aqui os meus pensamentos e opiniões, e deixo a caixa de comentários aberta, é com a intenção de que, quem se dignar a lê-los e mostrar interesse por eles, os comente da forma mais franca e coerente que lhe aprouver, como foi o seu caso. Atempadamente, faço questão de sempre os responder, não porque me considero importante ou famoso (coisa que não o sou) mas porque realmente me tento pautar por uma humildade de carácter que muito valorizo, mas também, pelo apreço dessa mesma humildade em quem demonstrou interesse pelo meu trabalho, e desde já, lhe agradeço por isso, sobretudo pelo facto, que muito me agradou, de se ter identificado com a minha escrita.
    Aqui estou portanto, a responder-lhe com grande satisfação, e nem sequer o faço imbuído pelo espírito da época, apenas e só, porque todas as opiniões e questões são válidas e pertinentes para mim, e logo avanço para a resposta; antes de mais gostava de o esclarecer acerca da capa e da revisão do livro: nunca o envie para uma editora sem antes fazer um exame extensivo ao texto, leia-o e releia-o várias vezes, é claro que assim que receber o ok para a publicação, vai ter imensas oportunidades para o fazer, pois serão trocadas várias provas até ao resultado final, mas, por uma questão de brio profissional, nunca envie o texto com gralhas e erros, faça por o evitar, acredite na minha parca experiência, que não foi de todo positiva nesse sentido. Quanto à capa, a escolha final foi da editora, mas só porque me agradou muito a sugestão que me enviaram, e porque ía muito ao encontro daquilo que pretendia, é óbvio que o autor tem sempre uma palavra final nessa escolha, e você mesmo, tendo já uma opinião vincada daquilo que pretende, pode criar as suas próprias opções (eu, pelo menos, sei que o fiz.)
    Este meu livro em particular, suponho que, pela estrutura e volume, 60 capítulos, 308 páginas, 106411 palavras, poderá e deverá ser categorizado como um romance, foi a escolha que fiz para a construção da história, que evoluiu e cresceu quase por si só, mas posso lhe dar bons exemplos de autores de thrillers policiais que optaram pela estrutura da novela (ou quase-romance como agora alguns sábios o denominam) para edificarem excelentes histórias dentro desse género. O que quero dizer é que, a estrutura não é taxativa, apenas o conteúdo é que é relevante, e desejo-lhe imenso sucesso com a publicação do seu. Mas desde aqui o alerto para as actuais dificuldades que o super concorrencial mercado editorial apresenta neste momento, contudo, aconselho-o a nunca desistir. Se tiver interiorizada esse forte desejo de mostrar o seu trabalho, nunca, mas nunca desista.
    Espero ter podido ser de alguma valia nas minhas respostas, e quer mude ou não a sua opinião sobre mim depois deste comentário, quero que saiba apenas uma coisa: O que eu sou, é o que está aqui à vista de todos, e também nos meus livros. Não receio críticas ou opiniões negativas, apenas mentiras e difamações.
    Obrigado pelos seus comentários, faço muito gosto em voltar a vê-lo por aqui.
    Um bom Natal David!

    Casimiro Teixeira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '