Avançar para o conteúdo principal

A dúvida.

É bem possível que eu não consiga começar a trabalhar, e provavelmente o melhor é não pensar nisso e aproveitar o que tenho. Quando for necessário trabalharei. Nada me poderá impedir de o fazer. O último livro é bom e o próximo tem de ser melhor. Estes disparates que fazemos são tão engraçados, embora não tenha já bem a noção, onde acabam os disparates e começam as coisas sérias. Não é bom sinal. Durmo calmamente e vocês também, presumo. Não foi preciso vender nada para ter o dinheiro. Tudo o que me disseram sobre o dinheiro é verdade, de facto tudo é verdade. - "Durante algum tempo tudo estará contra ti." - Foi o que me disseram. E é verdade.
E o que foi que me disseram sobre o esquecimento absoluto? - Escapou-se-me, já não me recordo. Tudo a seu tempo preciso, terá um significado definido, e o dinheiro é apenas uma bruma dispersa num dia de Outono, o vento e o Sol tratam de o dissipar. Terá sido isto?
-"Não podes escrever contra o dinheiro e esperares depois que ele te apareça à frente." - Parece-me mais definido. Há um sentido lógico nesta afirmação. Falho de graciosidade poética, mas coerente. Preciso eu de dinheiro?
- "Que estás para aí a dizer? Não precisas de dinheiro? Vives do que o ar te traz. Tolo! Para que escreves tu então? Se aguardas por qualquer tipo de reconhecimento precisas do dinheiro para isso."
Que dor estranha ao ouvi-lo. Quase como se a minha vida dependesse da mestria de a bem vender. É nisto que me quero tornar?
- "Escreves para quê, então?"
Sei lá eu bem. Só tenho uma certeza que me anima. Se não o fizer não vejo forma de permanecer vivo. Como se cada palavra fosse um lufar de ânimo, um sopro de oxigénio essencial. Que se lixe o dinheiro.
-" Podes não morrer por falta de ar, mas morrerás na mesma." - Afirmou-me numa frase homicida.
Morremos todos, somos a face do heroísmo exacerbado ao cúmulo da lógica por determos esse ínfimo reconhecimento de espécie: Sabemos estar condenamos à morte, mas avançamos ainda assim.
-"Assim é. Mas progredimos porquê?"
Precisarei explicar-to? Somos homens, todos maiores do que nós mesmos. Somos arte e indústria, somos tudo. Que outra razão nos impulsionará ao progresso? O dinheiro não será de certeza!
-" Precisas de vender como precisas de criar. O homem não se fez homem por acreditar no altruísmo do que faz. Lembra-te, aí nesse fundo amalgamado de cultura judaico-cristã; Jesus expulsou os vendilhões do templo, porque estes denegriam a pureza da fé. Desapareceram os vendilhões ou a fé? Pensa nisso. Lembra-te."
Cansei-me de tentar lembra-lo. Olhei para o amor, beijei-o na face, levemente e ele não acordou. Amava-o muito e adormeci a pensar na sua face contra os meus lábios, e em como estaríamos ambos queimados pelo sol no dia seguinte. Um sol tímido de um Outono desabrigado de si mesmo. Como se a estação não se soubesse própria, e insistisse em ser outra. Adormeci assim, e o melhor é mesmo nem pensar nisso. 
-"Durante quanto tempo aguentarás sem que ninguém conheça o teu trabalho?" 
Não sei! - Respondi-lhe. - Mas é fim de tarde, e o automóvel desce pela estrada asfaltada, com o oceano azul profundo à direita e uma avenida deserta que dava para uma praia de areia amarela com mais de um quilómetro de comprimento. Não sei, mas hoje acredito ainda nos corações ansiosos das pessoas, e amanhã talvez descubram o meu livro, e poderei então começar o seguinte. Sou mais homem por acreditar nisto, menos serei por esperar o reconhecimento e o dinheiro. Eles me julgarão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '