Avançar para o conteúdo principal

Maldade!


Sou um homem doente, sou mau. Nada tenho de simpático. Julgo estar doente do estômago, embora não o perceba nem saiba ao certo onde reside o meu mal.
O sofrimento é a causa única da consciência humana; aprendi esta lição faz muitos anos, quando ainda me despontavam erupções de gordura na cara, e atónito, ouvia esta frase da boca do meu professor de história do décimo ano. Foi então que percebi que sou mau, pois nada que fosse humano, me fazia sofrer.

- Professor, então eu sou mau! – Respondi-lhe. Não o estava a questionar perante o que me dizia, afirmava-o com determinação, orgulhoso.
Ele alçou-me os olhos sob a película espessa das sobrancelhas de uma alvura óssea, que lhe cobriam o olhar como prepúcios desgrenhados e disparou a contra resposta:
- Quando quiseres saber algo sobre a maldade humana, vem ter comigo, que eu explico-te.
Um rodopio de vozes açaimadas pelo medo ecoou pela sala de aula, mas bastou um gesto dele para que estas se sumissem num nada. No vácuo do silêncio parecia que só existíamos os dois, trancados num fito de impasse que não desarmava.
- Deixe estar professor, - disse-lhe eu, interrompendo o duelo. – Descubro sozinho.
Eu sou mau, sempre o soube, doente agora, mas de maldade estou certo, porém, aquele professor assustava-me. Aos outros era a sua rudeza de modos, as suas explosões de raiva que lhes causava temor, a mim não. Havia qualquer coisa de sinistro naquele olhar, quiçá uma maldade mais profunda até que a minha.
Toda esta bílis acumulada achaca-me o estômago agora, de uma dor que adivinho vir a ser letal, já não a suporto apenas por birra de teimosia, preciso de auxílio. Encontrei-o num consultório médico.
A espessura selvagem do sobrolho galgara-lhe o nariz e cobria-lhe agora quase a boca inteira, com o mesmo manto de pelos brancos, a acompanha-lo vieram os sulcos das rugas que corriam desenfreadas por aquele rosto soturno, mas os olhos, esses nunca mudam, era ele, ali sentado na sala de espera.
Cada má fibra do meu corpo, impelia-me na sua direção. Quis ir lá mostrar-lhe os maus fígados que me compunham, esfregar-lhos na cara, repor a verdade. Eu sou mau! – Dir-lhe-ia. - Vê como eu tinha razão? Sou mau!
De repente o seu rosto virou-se a mim, mirando-me com desinteresse, quase morto de apatia. Aqueles mesmo olhos que antes espelhavam as chamas do inferno, e nos mantinham acoitados em respeito profundo, por medo, por medo apenas. Esse mesmo olhar, perdia-se agora num labirinto de dor, e desfalecia no simples contacto com o meu. Então percebi. A maldade é fraca, esfuma-se sem sentido perante a perspetiva do sofrimento, e a consciência humana ressurge sempre, temerosa do seu fim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '