Avançar para o conteúdo principal

Finalmente, Paz!

O pequeno conto que poderão ler a seguir, faz parte do projeto: EU AMO ESCREVER organizado pela editora do Rio de Janeiro Livros Ilimitados e pela empresa de moda Cantão. Destina-se a selecionar 10 contos de todos aqueles enviados, para publicação e atribuição de um prémio: Um iPad! Claro, que na fase inicial de pré-seleção, todos os contos confirmados, só passarão à fase seguinte se reunirem um número suficiente de votos populares, daqueles que visitarem a página do Eu Amo Escrever! Conto convosco... Procurem pelo conto Finalmente,
e se gostarem do que vão ler a seguir, Votem!

Fez mórbidos preparativos naquela manhã, para o desfecho há muitos anos congeminado na sua mente de homem perdido.
O Caminho de pedregulhos polidos levava-o a um nicho recatado, mais além da língua de areia da rampa dos Socorros-a-Náufragos, pelo paredão comido por anos e anos de rebentação sistemática, de ondas gigantes de inverno, aí, num cantinho de pescador, Benito, deixou de olhar para trás. Nesse ponto no espaço, o tempo parou. Como se uma parede invisível se erguesse em seu redor, insonorizando o mundo que o circundava, resguardando-o do Universo à volta.
Era o ponto sem regresso, após a barreira do som e da luz. Aqui, encontrou a paz que tanto procurou ao longo da sua vida inteira, escondida atrás de uma grande rocha pontiaguda, entre a Capela de N. Sra. Da Luz e o Farol, emparelhada por outras duas rochas, bojudas, calcinadas por bexigas de pedra, salientes em adoração à inclemência do deus Mar.

O fulcro de uma existência esvanecida aguardava-o paciente, no pequeno entalhe de rocha, esverdeada por gerações de algas ressequidas ao Sol.
Os fantasmas de todas as pessoas importantes da sua vida esvoaçavam livres pelo céu de intenso negrume, bailando à solta pela neblina da noite, como o cruzeiro do Sul, confundindo o torpor da sua memória com a confusa névoa miúda que molhava como chuva.
Nesse vórtice húmido, absorto nessas memórias, estava Benito, agachado como um recém-nascido com frio, com medo. Mas ele merecia esta sorte, merecia-a mais do que os trezentos mexicanos inocentes que tinham morrido naquele desastre. Afinal de contas, o que pode esperar da vida, um homem, que abandona o lar, a mulher, dois filhos, um pai viúvo, irmãos e amigos, e que se despede unicamente do Carro?
A sua sombra molhada lembrava-lhe um triste corvo agoirento, que estampava a rocha onde assentava, com a sua imagem lamuriosa.
Perdera toda a esperança finalmente. Conforme sempre esperara, batera no fundo, e de todos os espetros que uivavam à sua volta, só um lhe lançou um olhar de carinho, aquele que mais amor lhe dedicou, e que mais falta lhe fez, o rosto de bonomia de sua Mãe, que por si só, parecia acalmar a fúria das próprias ondas do mar, que já por demais o ameaçavam engolir, de uma só vez.
Era chegada a hora, conquistou o medo, e agora, pecados perdoados, erros corrigidos, problemas resolvidos, agora, sim, estava em Paz!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '