Avançar para o conteúdo principal

É assim que elas se fazem...


Plínio Monteiro sabia que metade da paz doméstica estava em não a desmentir nunca. A outra metade era um exercício precário de compreensão. Não tinham filhos e suportavam esse lapso da natureza sem se recriminarem. Assim ela o julgava pelo menos. Plínio, mais do que tudo, desejava era deixar semente sua neste mundo, mas ela nunca lhe dava arresto a essa vontade, e escapava-se com mezinhas de fala ao jorro impetuoso da sua intenção.
- Não quero coisa alguma a crescer-me aqui, - E apontava-lhe a sua barriga. – Quero-me manter moça e bonita para ti.
Plínio duvidou que tivesse sido a sua última palavra. Pensava que quando uma mulher diz que não fica à espera que insistam antes de tomar a decisão final. Mas com ela era diferente, e não parecia haver jeito de gente ou do diabo que lhe mudasse a determinação entranhada.
Foi por isso buscar solução a Deus. Ainda mal cantava o galo na manhã seguinte e já ele se encaminhava em passo ligeiro farejando a batina do prior.
Encontrou-o a meio da preparação da missa matutina, e não fez por menos, foi direto ao assunto, fez questão de se benzer três vezes na sua presença, genufletindo-se e tudo, como manda a tradição cristã. Ao padre, agradou-lhe a conversão espontânea de tal pecador desaparecido, e a conversa entabulou-se logo ali.
- Bons olhos te vejam Plínio Monteiro. Que milagre vem a ser este? – Arreganhou o cumprimento.
- Sr. prior, nem sabe ao que venho.
- Então, então.. – Remeteu-lhe perante tal atrapalhação. – Para isso cá estou eu. Em que posso ser de serventia?
- Trago a cabeça prostrada com o peso dos cornos que a minha Cecília me pôs! – Exclamou de assentada.
Foi a vez do padre se benzer, perante semelhante afirmação desgostosa, e mal lhe passava a nervura num suor de aflição, já este delineava uma solução moldada ao jeito da sua parca sapiência.
- Falarei com ela, tudo se resolverá.
- Eu que só queria constituir família senhor prior, e agora isto!
- Vai com Deus, amanhã mesmo ponho isto em pratos limpos.
Plínio abandonou o confessionário com um ar santo de pau oco e um sorriso de conquista nos lábios.
Não passou mais que a noite seguinte, e Cecília interpelou-o assim antes da entrada na cama:
- De hoje não passa, faremos um filho nem que caiam as estrelas do céu!
Estava o objetivo cumprido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '