Avançar para o conteúdo principal

A Democracia tornada lixo.

Não sou perfeito para definir isto que sinto, mas sinto uma imensa vontade de o fazer. Afinal, perfeita é a paixão que tomo como minha e que se adequa inteiramente à imagem que (ainda) tenho do meu país.
O que é isto do rating?
Quem é esta gente, que descaradamente advoga os interesses de uma moeda contra a outra, fazendo crer (sem sucesso) no seu ar limpo de idoneidade e imparcialidade?
E que no percurso, ousa jogar sem pudor, com os destinos de nações inteiras. Quem foi que lhes atribuiu tais direitos?

Parece-me que a queda do Império Americano ainda não terminou, persiste, apesar das aparências de mudança, na derrocada dos seus interesses e devaneios, mas no sorvedouro do seu fim, mostra ainda as garras gastas do maior predador que foi, e agarra-se determinada, a antigos jogos sujos. Este é o domínio das agências de rating. São a instrumentalização de desejos passados, que talvez não venham nunca mais a ser concretizados, mas que enraizados na forma de viver americana, parecem difíceis de morrer de uma vez. Mas as agências, supostamente, são empresas criadas para remarcarem notas de risco ou classificações, atuando sob remuneração dos que anseiam ser classificados. Empresas, municípios, países etc - Prestadores de serviços portanto. Mas teria Portugal pedido para ser rotulado como dejeto? - Que interesse está aqui servido. O do que solicita um serviço, ou do intermediário obscuro que atua através das agências para prossecutir os seus objetivos?
O mais grave, ou talvez mais ridículo, é saber que fomos nós mesmos que pagamos a estes senhores, para eles mostrarem ao mundo que afinal a nossa capacidade de pagar as nossas próprias dívidas, bem..parece ser nula. Afinal somos lixo mesmo.
Mas seremos?
Não estando o Euro em ascensão e o Dólar em queda, seríamos na mesma?
O Governo Sombra continua as suas atividades, mexendo os cordelinhos do poder para servir sempre os que podem, nunca os que merecem. Mais uma vez me entristeço por constatar o óbvio, porém, começo a pensar se de facto seremos merecedores.
Este jogo sujo, existe e perpetua-se apenas, porque nós todos o permitimos. Pergunto-vos somente se perante um cenário que envolve diversas democracias; seja a nossa, a americana ou a da própria união europeia, os interesses dos eleitores estarão a ser bem servidos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '