Avançar para o conteúdo principal

Este fogo impossível.


Ofereçam-se inteiros ao amor,
deixem-se guiar fieis por essa chama.
Esse quente borralho de eterno calor,
essa paixão, esse toque da grande musa,
que nos enaltece o ser em versos que se declama.
Esse insano desequilíbrio que nunca se recusa.

Assim mesmo, na noite abstracta da razão,
tocam sinos longos, melódicos, a rebate,
gritam ledas as aves assustadas no interior,
deslembro incertamente o que me faz o coração,
sou todo eu um cristal fino que se parte,
que se agita intrépido em torpor.

Sei, sim, é belo, é luz, é impossível,
não há caminho que seja direito,
e o avesso tornou-se meu mundo.
e a fealdade da vida esfuma-se, torna-se invisível,
e cá dentro, cresce um calor sem forma ou preceito,
uma ilha brilhante que nasce num mar infecundo.

Como tudo é nulo e vão ante o amor.
as crianças riem na rua e a música vem ao acaso.
e já homem feito, ainda sinto que cresço.
Ofereçam-se inteiros a este calor,
despertem agora, antes já que com atraso,
antes que digam: eu não te mereço.

Se for falso crer num deus ou num destino,
quero, desperto, não me recusar.
a ser assim, confuso e deslembrado.
Pois no amor vai-se a razão, perdemos todos o tino,
não existe demoradamente, não tem lugar,
só sabemos o que é viver amargurado.

Ah, porque também nos mata este fogacho,
também se ferve neste calor.
Há verdades que se dizem,
e outras que ninguém dirá.
Valerá a pena fazer aqui esse despacho,
ou deixar para que melhor o ajuízem?
a escolha é vossa, e aqui está,
o que penso eu sobre o amor.

Casimiro Teixeira




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '