Avançar para o conteúdo principal

Jorge Machado


Jorge Machado
Ninguém nunca sabe ao que vem, viver é um ensaio. Dão-nos o que fazer e coisas para que acreditemos e depois ficamos à solta. Dão-nos o nós e a vida de barro, mas há quem faça o que bem entende gostar de fazer. E até há quem o faça muito bem.
Ninguém nos explica direito, em pequenos, que as coisas mudam e partem e ausentam-se, e que antes de aqui chegarmos, já o seríamos, mas que tudo se cria e que tudo se nos pode escapar. Carecemos de um olho arguto e atento para captar o que mais conta, até à eternidade. Eu, por boa sorte, tenho um amigo, que por sorte também é o meu melhor amigo, que entende muito bem que há tempos de equívocos, de medo e de combate. Que o mundo, de tão duro e belo até ao fim é mais colectivo se for partilhado em imagens, que nos deixem estarrecidos. O Jó sabe disso de querermos ser felizes, nisso somos mais que irmãos. 
E desde catraios entendi nele, o seu lugar exacto. O seu carácter metódico, rigoroso é a pedra de toque da sua vida e da sua paixão, a fotografia. Mas não se pense que esse gosto do rigor e do método o leva a cercear a liberdade de criação, o golpe de asa inventivo. Nada disso. O que caracteriza o seu trabalho em fotografia é justamente o equilíbrio entre a investigação e a originalidade dos enfoques. O compromisso com uma visão pessoalíssima dos objectos que trata. 
E ensinou-me muito a ser pessoa melhor por contacto de apego e empatia. Retribuo-lhe assim, pequenino, porque a favor da validação dos que já são pouco há que divulgar. O que é preciso é que os amigos o sejam e encontrem em si a vontade de deitar ao mundo os pequenos deslumbres daqueles que precisam e lhes são mais próximos. O mundo precisa de se abrir mais, de sair dos contornos regulares. Adoro-te a ti e ao que fazes tão bem. Por isso, e como hoje é o dia internacional da fotografia, só posso mais dizer que o brado da vida nunca se canse do nosso lado.

Em baixo, alguns exemplos da sua maravilhosa objectiva. Aqui, os links para as suas páginas de facebook e instagram. Para apreciação de todos e para que o divulguem também. O Jó faz variadíssimos trabalhos fotográficos de: concertos, exposições, apresentações de livros (a primeira foto sou eu mesmo), baptizados, comunhões, casamentos, campanhas eleitorais, sexo ao vivo e tudo mais que se consigam lembrar, ele eterniza com excelência. Não deixem de o descobrir.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '