Avançar para o conteúdo principal

Perder tempo a querer ou querer ganhar tempo para poder?



Perdemos tanto de nós nas coisas mais vulgares de todas, nas mais básicas e repelentes. O espírito humano parece sempre voltado ao primitivo esforço de querer alcançar, sem merecimento.
Aos anos que acompanho e idolatro as sessões das Correntes D'Escritas. Para mim, que gosto da literatura, sou português e do Norte, que gosto de escrever e até já fui publicado algumas vezes, é a minha Graceland, a minha Meca. - Eu quero tanto estar ali, mas não posso, ainda.
Onde se peroram as pulsões sexuais da escrita, das anedotas bem-recebidas da escrita, da carne dos escritores que atendem, ou das diferenças entre ser escritor e não o ser, é ali mesmo.
Por isso é que eu quero lá estar. Porque sou tão invejoso como sou humano, e porque ser humano é ser invejoso também. Não existe mal algum em invejar aquilo que queremos para nós próprios. Levanta-nos. Acorda-nos. - Há que ser forte cá dentro para combater toda esta torrente de inveja e conseguir transformá-la num objectivo determinado.
As Correntes são uma veneração intuída, uma espécie de reverência iniciática da minha parte. Pensar: "Um dia, quando estiver ali sentado consegui!" - Faz parte da vocação de nunca desistir. Mesmo que estar ali sentado nunca venha a ser o mais importante de tudo. O que conta verdadeiramente, o que deve de ser mais puro e honesto, é a escrita em si, não o desejo de viver vicariamente através dela. 
Tenho pela frente uma emanação renascentista, que passa facilmente por todas as dinâmicas internas dos acólitos do costume, o corso carnavalesco, na escrita, como em qualquer outra área, discorre da "panache", do estrondo dos nomes, logo isto nunca poderá ser de outra maneira. 
Mas, eu não desisto de escrever, e, pela lei das probabilidades, um dia terá de sair o meu número.
Com alguma sorte (ou talento, quem sabe) um dia, alguém se lembrará de mim e insurgir-se-á contra o facto de ainda não existir sob a forma de disciplina a entrega do protagonismo a quem nunca o teve. Nesse dia, eu terei algo muito bom, escrito e publicado, e nesse dia também, será Fevereiro, estarei sentado num teatro a falar com deuses e demónios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '