Avançar para o conteúdo principal

"Máscaras com Rostos dentro" - Helder Sanhudo


Foto tirada durante a montagem da exposição (peço desculpa mas não sei o nome da sua autora)

Inaugurou neste último sábado, no Centro de Memória, em Vila do Conde a exposição "Máscaras com Rostos dentro" do Arquitecto vila-condense e meu bom amigo, Helder Sanhudo. 
Mais uma vez, pela terceira quase consecutiva, foi meu grande prazer poder me associar à sua rápida e merecida maturidade e ascenção como pintor, cujo progresso e divulgação ainda fará correr muita tinta por quem, muito melhor do que eu, consiga escrever sobre este mote das artes plásticas.
Ainda assim, tive a honra de oferecer os meus préstimos, escrevendo no livro de sala, os meus dois dedos de modesta apreciação sobre o seu vibrante trabalho, que poderão consultar após devida visita à referida exposição. Recordo que a mesma estará patente até ao dia 3 de Maio e que as visitas aos Domingos de manhã, são gratuitas.
Em simultâneo, e aquando da sua abertura, fui também convidado para dizer algumas palavrinhas alusivas ao autor e/ou à exposição em si, num curto discurso muito nervoso e atrapalhado, do qual transcrevo alguns excertos aqui por baixo:

(...) O Helder já fez o suficiente por estes quadros, pintou-os e o seu nome começa e acaba em cada um deles, sendo que a verdade absoluta do que ali está exposto, é exclusivamente sua.
Sobre isto teria ficado tudo dito, não fosse a razão da génese da liberdade artística, de qualquer forma de arte, que começa solitária nas mentes dos seus autores, vir a estar depois, sempre associada ao despojar de uma necessidade de mostra universal. O artista, o autor, trabalha dentro de si mesmo, por vezes penosamente, com grandes dificuldades mas o resultado final deseja sempre ofertá-lo aos olhos, aos ouvidos, ao toque de um grande público.
E ali está, para que todos a possam apreciar e assumirem também dentro de vós próprios a gama de possíveis emoções que a pintura do Helder é capaz de transmitir, individualmente, cada olhar faz os seus juízos, vive o momento, abarca o grande plano geral junto com as suas próprias ideias e crenças. Esta é, suponho, a sublime experiência da apreciação artística. Começa solitária e assim termina. (...)
(...) A amizade. A amizade foi o que me colocou hoje aqui, perante vós, a falar. A amizade e não os meus conhecimentos sobre arte. – Logo eu, que desenho circunferências como se fossem ovos estragados. Claro que acredito nos meus amigos e em tudo aquilo, seja lá o que for, que  estes abracem e desenvolvam. A grande virtude da amizade nunca é a da mão estendida ou o sorriso piedoso, mas a grande glória que advem da descoberta de alguém que nos acredita e confia. (...)
(...)Chegou a haver alturas em que me senti até um pouco apreensivo com o que o via fazer. Pensava: este fulano é perigoso, ele acredita mesmo no que faz. E a verdade é o melhor disfarce de todos, ninguém parece acreditá-la até não ser mais possível pô-la em causa. Todos queremos sentir que no mundo existem outros que também sentem e que compreendem os nossos vazios, ou as nossas falsas plenitudes. Pois essas são as nossas verdades fundamentais.
É por isto que eu acredito na arte do Helder, é fundamentalmente verdadeira.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '