Avançar para o conteúdo principal

O preso 45



Na sua grande maioria, as pessoas raramente confessam, abertamente, as coisas mais daninhas que nascem de dentro dos seus filhos. 
Em conversas mais dilatadas com amigos, que são também pais como eu, e que até vão criando rebentos da mesma idade que os meus, fico sempre com a ideia que alguns são tão pacíficos que até os devem aborrecer de morte, e outros, tão completamente selvagens que até a mim me assustam. O que dificilmente consigo lhes arrancar nestes debates, é o meio-termo da verdade absoluta. E isto porque se convencionou como algo de muito mau-grado, dizer a outrém, amigo ou não, a verdade, verdadinha sobre a filharada. - Prece mal ele saber. -
"O meu filho é.." sempre isto ou aquilo, muito mau ou muito bom (normalmente é excelente), nunca encontrei nenhum que me declarasse em confissão que aquele filho, o Arnaldinho, míudo de quinze anos, bigodinho à chico fininho, e modos à Hitler, é secretamente um barão da droga em miniatura, todos os dias entre as 4 e as 5 da tarde, por trás do pavilhão C. Que a Quica, a mesma que adormecia de cabeça em cima da sopa, e saltava de felicidade ao ver a ovelha Choné, se anda a vender por diamantes de fancaria, dentro do armário das bolas no ginásio.
Ninguém diz estas coisas a ninguém, nunca, mas que podem acontecer fora do meu imaginário, podem sim.
Até é provável que exagere aqui, que sucumba demasiado ás hipérboles, é. Contudo isto irrita-me sobremaneira. Porque, se não existem filhos perfeitos, (ainda não conheci nenhum dentro do meu círculo), a maior parte destes vivem com as cabeças dentro de uma nuvem. Todavia, necessariamente, também não poderá existir perfeição na paternidade que se encontra no outro lado do espectro. - "Não, não.." insistem estes, "o meu filho é..." e a ladainha perpetua-se na auto-mentira ad infinitum.
Pois que venha a tempestade, que chova verdade a cântaros; o meu filho é repetente no 10º ano, e hoje fui chamado à escola para discutir com o director de turma o curso de acção para se resolver o seu problema de falta de assiduidade, de comportamento e de vontade na progressão escolástica, no geral.
Inclusivamente, hoje de tarde, (primeiro dia de férias de natal) o meu filho irá cumprir um castigo comunitário compulsivo, no campus da escola, por ter incendiado uma folha de alumínio dentro do pavilhão de ginástica, só para ver que cores de fumo dali surgiriam. - Diz que nem foi ele, que se atravessou na linha de fogo para defender um amigo mais fraco. - Até me poderia sentir orgulhoso por este seu acto heróico, mas a verdade é que ele diz o mesmo quando acaba com o meu pacote de bolachas favoritas, sem admitir tê-las comido todas.
Enfim, tem dezasseis anos, e isto diz muito para a explicação cabal deste texto. Por tudo, pelas más notas, pelo mau comportamento, pela falta de comunicação, pelo seu niilismo face a um futuro que nem lhe apetece muito pensar, vejo-me confontado com a decisão de ter de o manter quase em prisão domiciliária, pelo período deste interregno. Efectivamente, e sem bem compreender porquê, transformei o meu filho numa espécie de José Sócrates em ponto pequeno, ainda que nem beneficie da perrogativa de uma possível inocência. (Treta!) - Como a adolescência de agora me assusta tanto, não encontrei outro remédio para isto, transformei o meu lar, num estabelecimento prisional natalício, e o meu filho, no seu único ocupante. 
A única diferença é que, admito os meus receios, assumo a minha incompetência, e, exponho-a aqui, aos olhos de todos, na esperança de algum bom conselho que me possa ajudar, a mim e a ele. Tudo o mais, só tempo resolverá, a mal ou a bem.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '