Avançar para o conteúdo principal

Um mal que nem parece


Quando me mexe demasiado coço, e só quando coço demasiado é que me dói. Doer é bom. Doer é uma sensação, um pequeno passo até à realização da própria existência. Pouco me importo com a sensação de disco riscado, dói-me, mas digo, digo... digo o que me apetece dizer. E apetece-me sempre falar sobre isto; estou obcecado!
Um dos grandes equívocos da primeira metade deste século, um dia há-de ser reconhecido como: FACEBOOK.
Sintético quanto baste, expansão fria de grande monotonia e vulgaridade, priva as pessoas de contactarem directamente com a realidade das outras, e vice-versa, habituando-as a uma falsa impressão do que é ser-se uma pessoa a sério. Tal é a sua expansão de polvo, que quem não está, deixa de existir, como que por magia milagrosa.
Se pensarmos profundamente nisto, veremos que nos conduz a certas e determinadas práticas, que um dia, nos hão-de envergonhar a todos.
"Postar", "Likar" e "Tagar" como alguns infinitivos anglo-saxónicos, enchem de ridículo as bocas latinas que os proferem cheias de normal bravata. Silenciosamente, sentimo-nos tolos, mas quem se chega à frente para se queixar disto? - Ninguém! - Estamos lá todos. É como um almanaque enciclopédico da única e pura verdade. Um repositório global de consciente anexação de ideias. Ai de quem se atreva a não estar.
Todavia, algumas grandes ideias, de um modo geral ditas geniais, tendem a ser precoces na sua acepção absoluta. 
O Nacional-Socialismo, por exemplo, durante um breve período de grande desânimo da "grande nação", salvou-lhe a face derrotada e humilhada, até começar a ratar e agonizar, implodindo na sua própria chafurdice. O ministro da propaganda, Joseph Goebbels disse: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" - Não é isto que acontece no FACEBOOK?
O Hitler, mesmo nas profundezas da sua loucura, havia de ter percebido que seria inevitável o descalabro, mas quem se levantou nessa altura? Será que o Zuckerberg ainda não o entendeu? - O facto deste segundo ser judeu, nada retira ou adiciona a esta comparação. - O desenvolvimento do FACEBOOK como uma ideia global de união, é iminentemente falacioso, da mesma exacta inversa maneira que a previsibilidade da falência dos mil anos do terceiro Reich o foi.  
Mas, tal era tarefa, como o metal a mesclar-se numa fundição, que o Mark não resistiu à tentação. Ele não foi o primeiro a reconhecer a primordial necessidade de conexão dos seres humanos, apenas intentou consegui-la de uma forma definitiva, quase como o alquimista tenta a transformação do chumbo em ouro. Porque foi rejeitado, sentiu a benção de criar uma ligação mundial de rejeitados, promovendo intencionalmente, o primeiro movimento universal de total engano. E todos cairam na esparrela. O Orson Welles haveria de ter ficado orgulhoso pela sua galhardia jocosa.
Entendam, o regresso à clareza é simples. Desistam, saiam, saltem fora desse chão encerado de mentiras e retornem à boa saúde mental. O FACEBOOK só serve o propósito de absorver as gorduras e os derrames, sem qualquer vigor que dê gosto de ver. É um bicho voraz que nos agarra com tal firmeza, que parece impossível a fuga. Somos devorados vivos e nem nos apercebemos. Sucedem-se as mudanças, e desde a sua criação, em Fevereiro de 2004, o "monstro" não pára de crescer. Cortem a ligação e verão, imediatamente desaparecerá aquele cheiro a podre da linha contínua do "feed", outro anglicanismo sem substância alguma para um bom português ou para um grande ser humano.
A vida continua a existir lá fora, e, as pessoas também.
Por baixo de cada perfil - convençamo-nos - há um soalho podre, seja por necessidade ou por pura bizarria. Ninguém completamente esclarecido se deixa sumergir por algo que o pode pendurar, bater, comprar e transportar. Não é um formato sensato. É um engolidor de facas de fancaria, um rito diário anti-anímico onde as personalidades ou emergem ou sucumbem, mas se vendem, sempre. Histeria de donas de casa e reformados e falhados e também bem sucedidos, numa terna interacção da ganância dominadora da verdade. E os jovens? Meu Deus, os jovens! - Encostam ao ouvido este soalho azul só pelo prazer de o ouvirem, e tornam-se criaturas sem nenhuma magia para um bom futuro.
Quero os meus amigos de volta!
Sim, a minha reacção contra o FACEBOOK tem sido acompanhada por ninguém, rudemente destinada a asfixiar-se a si mesma, em ligeiras náuseas, implorando pela sua própria voz. Consinto a minha existência nula no FACEBOOK como aprendizagem, de cada vez que assisto a mais um indivíduo a ajoelhar-se com um pano branco nas mãos. Um só, será suficiente para contrapor todos os outros que ainda não entenderam. Desliguem-se do monopólio e venham ver as luzes sobre o mar azul.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que