Avançar para o conteúdo principal

Bonjour Tristesse.


De que falamos quando falamos de amor? - A minha mãe morreu há quase dez anos, parecia dormir sossegada enquanto sofria aquele golpe fantasma da luta final. Foi numa terça-feira entre as dez e um quarto e o meio-dia, ninguém viu o exacto instante da sua morte. Nem sequer foi no Verão, quando a minha mãe morreu, todos os recantos da casa e do mundo exterior estavam frios, arrastando pedras, móveis, árvores e pessoas no rastro daquele gelo insensível, mas lembrei-me de tudo hoje.
Até nem sou uma pessoa fraca, mas a minha mãe parecia feita de nuvens no dia em que morreu, e ainda assim fui incapaz de lhe pegar ao colo, de uma cama para outra para lhe mudarmos a roupa. Fui incapaz de ser firme uma última vez por alguém que sempre me fortaleceu em tudo. Lá em baixo um carro triste aguardava na rua de cascalho miúdo. Lembro-me de ouvir uma buzina surda a reclamar. Também fui incapaz de de lhe pregar olho, abafei tudo num pó fininho dentro de mim. Era tudo tão inútil e de uma tristeza tão rija que não quis acreditar ser verdadeira. - Seria isto o amor? A total incapacidade! - A minha irmã e a minha tia, indómitas, vestiram-na para sempre, enquanto na sala ao lado, eu, o meu pai e os meus irmãos reduzíamo-nos perante grandes medos ancestrais. Os homens não sabem lidar com o amor quando este acaba. A nossa força especializou-se em coisas fúteis e nunca estamos à altura daquilo que realmente importa. É quase uma tristeza insensata, mas somos dependentes das lições que as mulheres nos ensinam, acovardámo-nos nos instantes fulcrais do amor, e a nossa vulnerabilidade passa por ser a nossa mais valia. - De que falamos afinal com as mulheres, senão dos nossos falhanços? Falhar torna-nos humanos, sensíveis, mais dignos do seu amor. - Dias depois, após as exéquias, os pró-formas, o velório, o tempo incerto, o funeral, as lágrimas, aquelas lágrimas todas choradas em conjunto. Após o fim de quase cinquenta anos de vida, o meu pai estava sentado na mesa da cozinha a olhar perdido para o fogão. Rodeamo-lo como lobos fardados de força a defender o resto da matilha, fizemos o almoço em tribo, abraçamo-nos sem mencionar um cumprimento que fosse à tristeza que pairava sobre a toalha da mesa, exangue naquela cadeira onde faltava toda a perfeição de sempre, e mesmo assim, o amor continuou a existir, apesar de tudo. Ainda hoje não falámos dele, com medo de nem sabermos daquilo que falaríamos ao certo. - De que se fala quando se fala de amor? - O melhor é nem saber mesmo, não vá o amor morrer como uma nuvem fraca à luz do sol.

Comentários

  1. Anónimo14:19

    Lindo!
    Sensível, honesto!

    Mas o amor não acaba nunca...mesmo quando não se fala dele.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '